segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Definições impulsivas; Definições verdadeiras.



Felicidade?

1. Concurso de circunstâncias que causam ventura.
2. Estado da pessoa feliz.
3. Sorte.
4. Ventura, dita.
5. Bom êxito.

Tive a curiosidade de pesquisar diretamente no dicionário on line o “verdadeiro” e cru significado de Felicidade. Pq sempre perguntamos as pessoas “o que é a felicidade pra vc?”....uns dizem “são bons momentos”; “dinheiro”; “família”; “beleza”; “saúde” etc. Mas nunca perguntam ao dicionário, pq todos já sabem seu significado, ou melhor, todos já sabem procurar o seu significado.
Em um momento da minha vida, com uma pessoa da minha vida, em uma tarde de 6.ªf de verão, pude ter a definição de felicidade mais estranha que eu já vi. Infelizmente e felizmente o dicionário não concordou comigo!
Não foi uma 6.ªf de situações sortudas e no final não teve o bom êxito, fora um concurso de circunstâncias que causou, à uma pessoa da minha vida, esta é Bianca, sentimentos de incomodo, culpa, remorso, saudade, com pitadas de felicidade, nostalgia e amor, e para mim? Acredito que tenha sido parecido.
E assim digo, foi um momento feliz. Não chegou nem perto da minha definição de felicidade, e aposto que nem para você, tampouco para o Sr. Aurélio.
Aprendi que não deve se prender a pré-definições....nem a sua própria definição já elaborada, mesmo depois de anos vivendo, depois de anos sendo um “sábio”.
Não me darei ao trabalho e nem ao atraso para olhar ao dicionário o significado de amizade e aqui transcreve-lo......pois deve-se imaginar que, naquela tarde de 6.ªf de verão, a minha concepção para tal significado foi estranha também.
Uma tarde simples, assistir ao nosso filme antigo, com cenas felizes e infelizes, poder expressar o sentimento de culpa e tristeza e mesmo assim ficar bem, poder aprender algo em apenas uma noite, e assim evoluir para aproximadamente uns 5 anos mais velha (o que me deixou muito feliz em saber). Se tornar feliz por um momento de simplicidade totalmente desventurada...Sentir-se confortável ao lado de alguém que agora pouco conversa, talvez até pouco saiba de vc.
O que foi isso? Foi a sinopse daquela 6.ªf em que, minha pequena, é obvio que será guardada.
Digo sinopse, porque aqui não está nem a metade de definições e expressões minhas. Porque dizia o velho clichê que todos seguem, a definição mais popular e mais bem vinda: “Felicidade e amor não se explica, se sente”.

Fontes consultadas:

http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=felicidade - acesso em Jan/2010 .
Prudente, Bianca -
http://biancabiiru.wordpress.com/2010/01/23/uma-vez/ - acesso em Jan/2010.




Um comentário:

  1. "Ainda bem que você me achou
    Ainda bem que você me incendiou!
    Você me tocou... ressuscitou os meus sonhos
    Você me tocou... trouxe vida ao meu deserto!
    Agora eu sei a razão da gente estar aqui
    O que nos faz diferentes dos anjos é o amor
    A possibilidade de amar ..."

    É mais do que clichê usar musicas para expressar algum sentimento, sei disso. Porém eu não seria o que sou se não fosse a musica, eu não seria quem sou se não fosse a música, eu não teria você se nao fosse a música, tatuada no meu corpo ela para sempre vai estar (literalmente) e você também faz parte disso.

    B.

    ResponderExcluir